websights

Blog

Desafios da Conectividade em Empresas de Energia: Otimizando a Resiliência e a Eficiência

Netcon Americas

Desafios da Conectividade em Empresas de Energia: Otimizando a Resiliência e a Eficiência

Conectar e gerenciar operações críticas no setor de energia está se tornando um desafio cada vez mais complexo. Empresas que operam linhas de transmissão, parques eólicos, plantas geradoras distribuídas e outras instalações estão enfrentando uma crescente necessidade de garantir alta disponibilidade, resiliência e baixa latência em suas redes de comunicação.

A automação crescente do sistema eletroenergético exige um número cada vez maior de pontos de presença, suporte para o transporte de grandes volumes de dados, incluindo transmissão de vídeo, e uma latência mínima. As redes de comunicação precisam atender a requisitos críticos e garantir a continuidade das operações, mesmo em face de falhas simples ou até mesmo duplas.

Muitas empresas precisam recorrer a serviços de terceiros para montar parte de suas redes, e os contratos com provedores de serviço podem ser onerosos. Além disso, nem sempre garantem a resiliência necessária, pois essa depende das redes e serviços subjacentes dos provedores.

Diante desses desafios, as empresas de energia estão buscando diversificar seus provedores de serviços de telecomunicações. Elas buscam ofertas competitivas de serviços, aumentar a resiliência usando recursos de comunicação de mais de um provedor em cada localidade e evitar a dependência excessiva de um único provedor de serviço.

À medida que as tecnologias evoluem, é crucial reexaminar os critérios tradicionais e considerar o uso de redes estatísticas para aplicações de missão crítica. Essa abordagem oferece flexibilidade, resiliência e garantia de banda, atendendo às crescentes necessidades do setor de energia.

Portanto, como as empresas de energia enfrentam esses desafios de conectividade e como as redes estatísticas podem ser a resposta para as demandas de missão crítica no setor?

O artigo apresentado no XXV SNPTEE (2019) “Projetos de Redes de Telecomunicações com Resiliência e Diversidade de Provedores para Geradoras e Transmissoras de Energia”*, escrito por Cristiano Henrique Ferraz, Eduardo Camargo Langrafe e Lyno Henrique Gonçalves Ferraz, explora essas questões e destaca as soluções inovadoras que estão moldando o futuro das operações de energia.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo.

*O trabalho foi escrito e publicado em 2019.

OS AUTORES

  • Cristiano Henrique Ferraz é engenheiro de telecomunicações (UFF, 1978) e trabalha na Netcon Consultoria e Engenharia, no Rio de Janeiro, e na Netcon LLC, em Miami, Flórida, USA, como Chief Technology Officer.
  • Eduardo Camargo Langrafe é engenheiro de sistemas com especializações em segurança, modelo eTOM, certificações Cisco, MBA da FGV e diversas outras especializações e trabalha como Diretor de Operações na Netcon Consultoria e Engenharia, no Rio de Janeiro, e na Netcon LLC, em Miami, Flórida, USA.
  • Lyno Henrique Gonçalves Ferraz é engenheiro eletrônico e de computação (UFRJ, 2010) e Doutor em Redes (UFRJ/École Polytechnique, Université de Paris, 2015), e trabalha na Webradar, Rio de Janeiro, como desenvolvedor de aplicativos de análise de desempenho de redes.

O SNPTEE

O Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) é um evento de destaque no cenário energético brasileiro. Realizado a cada dois anos pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil), o evento desempenha um papel crucial na promoção do intercâmbio de informações e conhecimento técnico e gerencial entre as principais empresas, entidades e profissionais que atuam no setor de produção e transmissão de energia elétrica no Brasil.

O SNPTEE 2019, realizado em Belo Horizonte de 10 a 13 de novembro, reuniu especialistas, pesquisadores, profissionais e líderes de empresas que compartilharam suas perspectivas e descobertas mais recentes para o futuro da indústria energética brasileira.

A missão do SNPTEE é clara: ampliar e aperfeiçoar o conhecimento, impulsionar o progresso técnico e tecnológico e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento para aprimorar a efetividade dos sistemas de potência do país. Através da apresentação de Informes Técnicos, o evento oferece uma plataforma valiosa para a troca de ideias e a disseminação de inovações que podem beneficiar toda a indústria de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *