websights

Blog

UTE Jacitara e UTE Serra da Lua – Garantia de suficiência energética no estado de Roraima

Netcon Americas

UTE Jacitara e UTE Serra da Lua – Garantia de suficiência energética no estado de Roraima

O Estado de Roraima vem se destacando no cenário nacional pela implantação de usinas termelétricas, este projeto faz parte do plano de segurança elétrica desenhado para o Estado de Roraima, desde 2019.

O potencial de uma Usina Termelétrica (UTE) de geração independe das condições climáticas sazonais, como é o caso das usinas hidrelétricas, que dependem dos recursos hídricos e dos níveis dos reservatórios. As termelétricas permitem uma disponibilidade permanente e integral de energia firme para ser entregue ao sistema.

Energia e desenvolvimento econômico

O abastecimento energético é importante para o desenvolvimento, pois uma vez que a garantia da suficiência enérgica proporciona segurança e eficiência para as atividades dependentes dela, ela também contribui abrindo portas para a implantação de empresas, indústrias de bens e serviços, além de garantir bem-estar para a população e, consequentemente, fechando o ciclo que viabiliza crescimento econômico para a região e para o país.

Atualmente, Roraima é o único estado brasileiro não integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o conjunto de instalações e de equipamentos que possibilitam o suprimento de energia elétrica nas regiões do país que estão interligadas eletricamente, conforme regulamentação aplicável (RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL Nº 622, DE 19 DE AGOSTO DE 2014). O estado, desde 2001, era abastecido primordialmente por energia elétrica produzida e fornecida pela Venezuela e, secundariamente, por termelétricas locais.

ANEEL promove leilão para solucionar a crise energética

Em março de 2019 houve o corte da transmissão de energia do país vizinho, e Roraima passou a obter energia elétrica somente de suas termelétricas insuficientes para suprir a demanda do estado. Dessa forma, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) promoveu o leilão Nº01/2019 em 31 maio de 2019, a fim de encontrar projetos que pudessem solucionar o problema de insuficiência energética em Boa Vista e localidades conectadas.

Segundo a ANEEL a realização desse leilão é um marco histórico para Roraima. O estado conta, a partir de junho de 2021, com um atendimento elétrico confiável, com a geração local e a futura linha que interligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Isso promete atrair novas indústrias para o Estado, além de proporcionar melhor qualidade de vida à população.

Parceria estratégica para energia em Roraima

A OXE Energia em parceria com a WEG assinaram em março de 2021 um contrato para o fornecimento de quatro conjuntos completos de turbo-geradores. Estes turbo-geradores são turbinas que operam a gás e são acopladas a um gerador síncrono dedicado à geração de energia elétrica. Além dos geradores, também estão contemplados o fornecimento dos serviços de logística, montagem e comissionamento para as usinas termelétricas que operam por meio de biomassa Bonfim, Pau Rainha, Cantá e Santa Luz, todas localizadas no Estado de Roraima.

Além disso, quatro turbinas de reação, condensação, com duas tomadas sem controle, com instalação tipo back-side, do modelo CT em conjunto com quatro geradores síncronos trifásico, de 12,5 MVA, 13,8 kV, 1.800 RPM, 60 Hz, e quadros elétricos de proteção e controle, totalizando um faturamento de aproximadamente R$39 milhões.

Substituindo a matriz energética a base de óleo diesel por fontes renováveis, o Governo de Roraima assumiu garantir o desenvolvimento ao Estado, preservando o meio ambiente. Atualmente, nove usinas termelétricas com tecnologia de ponta estão sendo construídas no Estado.

Netcon Americas impulsiona o setor energético

A Netcon Americas participa deste empreendimento fornecendo a solução de telecomunicações, rede operativa e circuito fechado de TV para a Usina Termelétrica de Jacitara, na região de Pau Rainha, e para Usina Termelétrica da Serra da Lua, está sendo construída no município de Cantá, que fazem parte do complexo de usinas em construção pela empresa OXE Energia. Durante uma visita à região do empreendimento, o Governador Denarium destacou a importância do empreendimento não apenas pelo fato de futuramente gerar energia elétrica para a população, mas também por contribuir com a geração de empregos diretos. É notório que este projeto trará benefícios para a comunidade local.

“Desde que começaram as obras, a empresa já contratou 250 funcionários que estão atuando diretamente na construção da usina em diversas funções. A previsão é que esse número chegue a 700 funcionários com carteira assinada. Com todas as usinas em funcionamento, pretendemos exportar energia para Manaus e países vizinhos”, mencionou Denarium.

Este complexo de usinas termelétrica que vem sendo construída pela empresa OXE Energia, faz parte de um projeto essencial de geração de energia elétrica para a região.  O diretor de planejamento da empresa, Paulo Garcia disse:

“As duas usinas juntas (Usina Termelétrica de Jacitara, Usina termelétrica da Serra da Lua) terão capacidade de produzir 40 MW de energia elétrica a partir do processamento da acácia. Um investimento total de R$ 600 milhões para o Estado. O trabalho das usinas consiste em um ciclo integrado que vai do plantio da árvore, colheita da madeira e a produção de biomassa para produção de energia”, explicou.

A Netcon está em fase de conclusão dos serviços de instalação e comissionamento da solução integrada de telecomunicações, rede de dados operativa e circuito fechado de TV, que inclui o fornecimento de painéis de telecomunicações e quadros de CFTV, todos produzidos em sua planta industrial localizada em Recife, PE.

O sistema integrado de telecomunicações concebido pela Netcon utiliza:

  • Switches industriais Hischmann para a rede de transporte de informação
  • Switches Aruba e HP para a rede de dados operativa e de CFTV
  • Media gateway VoIP Grandstream para comunicação de voz
  • Câmeras IP e NVR Intelbras para o Circuito Fechado de TV

O sucesso do empreendimento é garantido pela equipe técnica altamente qualificada da Netcon, responsável pela elaboração dos projetos construtivos e executivos, testes de aceitação em fábrica e testes de aceitação em campo de todo o sistema de telecomunicações, segundo Renato Lopes, engenheiro responsável técnico pela solução de telecomunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *