websights

Blog

O Futuro da Automatização de Redes para o Setor Elétrico

Netcon Americas

O Futuro da Automatização de Redes para o Setor Elétrico

Você já se perguntou como as redes de telecomunicações estão evoluindo para se adaptar às demandas crescentes do setor elétrico? O mundo da tecnologia está testemunhando uma grande transformação através de conceitos como SDN (Software-Defined Networks) e NFV (Network Function Virtualization). Essas inovações estão redefinindo a forma como as redes operam, especialmente no contexto das empresas elétricas.

No trabalho “Aplicações de SDN e NFV às Redes de Telecomunicações de Empresas do Setor Elétrico”*, escrito por Cristiano Ferraz, Eduardo Lagrafe e Renato Lopes, os novos padrões que estão redefinindo a automação no provisionamento de equipamentos, redes e serviços de telecomunicações serão abordados minuciosamente.

Entender a arquitetura das redes e como essa estrutura complexa se aplica diretamente ao setor elétrico é essencial para engenheiros e técnicos que desejam estar à frente no cenário em constante evolução das comunicações operativas e corporativas.

Confira alguns tópicos abordados no trabalho, apresentado no XIII Simpase:

  • Compreensão detalhada e aprofundada dos conceitos de SDN e NFV, desvendando seu papel essencial no universo das telecomunicações
  • Transformação no setor através de tecnologias disruptivas estão remodelando a gestão e manutenção das redes, oferecendo economia de custos e simplificação na integração dos sistemas.
  • Conceitos inovadores que se aplicam especificamente às redes de telecomunicações utilizadas pelas empresas elétricas, abrindo caminho para um futuro mais eficiente e adaptável.

Tenha acesso a uma visão clara e abrangente, repleta de conclusões práticas e insights valiosos sobre como essas tecnologias moldarão o futuro do setor elétrico acessando o link para realizar o download.

SAIBA MAIS

OS AUTORES

Cristiano Henrique Ferraz é engenheiro de telecomunicações e atualmente ocupa o cargo de Chief Technology Officer da Netcon Americas. Ferraz é autor, professor e consultor especialista e se dedica às novas tecnologias utilizadas em redes de telecomunicações, incluindo transmissão óptica, RF, acesso banda larga, IoT e 5G. Durante sua longa carreira, ele prestou serviços de consultoria para várias operadoras e concessionárias de telecomunicações nas Américas através da Netcon Americas, bem como através do ITU-T e PNUD.

Eduardo C. Langrafe é engenheiro de computação e ocupa o cargo de Chief Operating Officer na Netcon Americas. Possui MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e mais de 18 anos de experiência na área de telecomunicações com ampla atuação internacional em vendas técnicas e implantações de soluções de inventário OSS para gestão de redes físicas e lógicas em todo continente americano. Langrafe tem cooperado com a Dynamic Design para a melhoria da plataforma ConnectMaster nos últimos sete anos e trabalhou por mais de nove anos na NEC, destacando dois anos na NEC Corporation, em Tóquio, para desenvolver projetos técnicos e atividades de vendas de cabos submarinos ópticos internacionais. É certificado pelo TM Forum como Gerente de Desenvolvimento de Negócios do eTOM Framework, pelo FTTH Council como Fiber to The Home Professional e Technical (CFHP / CFHT) e é Cisco Certified Network Associate na especialidade Routing and Switching. Atualmente, especializa-se em Full Stack Development.

Renato Lopes é engenheiro eletrônico pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo realizado intercâmbio acadêmico de um ano na Technischen Universität Dresden, Alemanha, certificações Axis, Genetec, Hikvision e Intelbras, faz parte do corpo de consultores da Netcon Americas desde 2012 e possui larga experiência no desenvolvimento de projetos de sistemas de telecomunicações e sistemas especiais de videomonitoramento e segurança para empresas de missão crítica, especialmente redes de transporte SDH/MPLS, redes Ethernet, redes VoIP, redes de videomonitoramento (CFTV IP) e sistemas de teleproteção OPLAT para empresas de energia elétrica de geração e transmissão.

O SIMPASE

O Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos – SIMPASE é um evento tradicional da comunidade de automação de sistemas elétricos, promovido conjuntamente pelos Comitês de Estudos B5 – Proteção e Automação, C2 – Operação e Controle de Sistemas e D2 – Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos, e tem se caracterizado como o foro ideal para debates de assuntos destas áreas, congregando empresas de energia elétrica, fabricantes, consultores, prestadores de serviços, fornecedores de programas aplicativos, universidades e centros de pesquisas. O evento se propõe a abordar, além dos temas tradicionais e recorrentes da área, todos os aspectos relacionados a tecnologias emergentes (Canal Energia).

*O trabalho foi escrito e apresentado em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *