websights

Blog

Videomonitoramento no setor elétrico para além da segurança

Netcon Americas

Videomonitoramento no setor elétrico para além da segurança

Você sabia que o aumento da demanda por sistemas de videomonitoramento operacional e patrimonial em instalações de transmissão e geração de energia está mudando a forma como essas operações funcionam?

No artigo apresentando no XXVI SNPTEE (2022), intitulado de “Rede metro ethernet aplicada em topologia anel promovendo resiliência para sistema de videomonitoramento operacional e patrimonial em grandes instalações de transmissão e geração de energia”, Alexsandro Evaristo, Gabrielle Camille e Renato Lopes explanam sobre os requisitos dos novos procedimentos de rede em relação a operação de instalações estratégicas desassistidas que exigem a utilização de sistemas de videomonitoramento com alta disponibilidade e custos reduzidos de implantação e manutenção.

E são esses mesmos sistemas de videomonitoramento, outrora voltados apenas para a segurança patrimonial, que estão desempenhando um papel crucial na operação das instalações de energia. As tecnologias estão permitindo uma visão 360° e integrada de toda a operação e, assim, garantindo um monitoramento eficaz.

Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo completo, onde assuntos como conversores de mídia, switches de rede metro ethernet, custos do sistema, cabos dielétricos, elétricos e infraestrutura, e resiliência e disponibilidade da rede são abordados.

SAIBA MAIS

O SNPTEE

Considerado o maior evento do setor elétrico brasileiro, o XXVI SNPTEE é um evento histórico do CIGRE-Brasil sendo o maior seminário da América Latina e o 2º maior do mundo entre aqueles realizados por entidades em nível internacional. O SNPTEE conta com apresentação de Informes Técnicos que contribuem para a disseminação do conhecimento e ao aperfeiçoamento do setor elétrico em seus aspectos técnicos, comerciais, regulatórios e de gestão.

OS AUTORES

Alexsandro Evaristo da Silva (Gerente comercial da Netcon Americas): Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações. Participa da prospecção de negócios e comercialização de projetos, sistemas, serviços de instalação, testes de aceitação em fábrica, testes de aceitação em campo, treinamentos, engenharia de proprietário, certificação de redes, consultoria, industrialização de painéis, fornecimento de equipamentos e etc. Seguindo as atividades de telecomunicações, CFTV, cabeamento estruturado, detecção de fumaça, controle de acesso, DWDM, teleproteção digital e OPLAT, WLAN e sistemas de rádio.

Gabrielle Camille Muniz de Melo: Engenheira Elétrica Eletrônica pela Universidade de Pernambuco. Possui certificações na área de redes IP e Segurança, como CCNA, CCNP, Itil e NSE4. Fez parte do corpo de engenheiros da Netcon Americas entre 2015 e 2022 e possui larga experiência no desenvolvimento de projetos de sistemas de telecomunicações e na implantação de diversos sistemas, especialmente redes de transporte SDH/MPLS, redes Ethernet, redes VoIP para empresas de energia elétrica de geração e transmissão. 

Renato Lopes (Engenheiro eletrônico da Netcon Americas): Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo realizado intercâmbio acadêmico de um ano na Technischen Universität Dresden, na Alemanha. Possui certificações Axis, Genetec, Hikvision e Intelbras. Faz parte do corpo de consultores da Netcon Americas desde 2012 e dispõe de larga experiência no desenvolvimento de projetos de sistemas de telecomunicações e sistemas especiais de videomonitoramento e segurança para empresas de missão crítica – especialmente redes de transporte SDH/MPLS, redes Ethernet, redes VoIP, redes de videomonitoramento (CFTV IP) e sistemas de teleproteção OPLAT para empresas de energia elétrica de geração e transmissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *