websights

Blog

Leilão da Aneel em 2024 movimenta 18,2 bilhões de reais e torna-se o segundo maior da história

Netcon Americas

Leilão da Aneel em 2024 movimenta 18,2 bilhões de reais e torna-se o segundo maior da história

Ao todo, 15 lotes foram arrematados por 8 empresas que ficarão responsáveis pela concessão por 30 anos.

Na última semana, aconteceu na Bolsa de Valores, em São Paulo, o Leilão de Transmissão 01/2024 realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com objetivo de angariar contratos para construção e manutenção das linhas de transmissão responsáveis por levar a energia gerada das usinadas às distribuidoras, o certame realizado pelo governo movimentou R$ 18,2 bilhões, foi dividido em 15 lotes e firmou-se como o segundo maior realizado pela Aneel. A expectativa é que a operação comercial dos projetos inicie em 36 a 72 meses.

Os 15 lotes leiloados possuem um total de 6.464 km de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 9.200 MVA, passando por 14 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins) e o deságio médio foi de 40,78%, representando uma economia estimada de R$ 30,1 bilhões para o consumidor final.

Ao todo, 8 empresas arremataram os lotes: Eletrobras, com o maior investimento e número de lotes (4), seguida pela BTG Pactual e EDP Trading Comercialização e Serviços de Energia, com 3 lotes cada, Consórcio Paraná IVEnergisaConsórcio Olympus XVIIBrasiluz Cox Brasil, com 1 lote cada. A concessão ofertada pelo certame é de 30 anos e será contabilizada a partir da assinatura dos contratos, prevista para a data de 28/06/2024. Na construção dos empreendimentos, a Aneel prevê a geração de, aproximadamente, 35 mil empregos.

Os leilões possuem papel fundamental no desenvolvimento do país. Além dos empregos gerados diretamente, são responsáveis por impulsionar a expansão energética e o desenvolvimento social. Em 2024, o Brasil alcançou a marca de geração de 200GW. Para que a energia gerada chegue à população, é necessária a construção de linhas de transmissão e subestações de alta tensão, e sistemas de telecomunicações seguros e eficientes envolvendo processos de engenharia e soluções integradas, incluindo as fases de projeto básico, especificações técnicas, projeto executivo, fornecimento de equipamentos, industrialização de painéis, testes em fábrica e em campo, e colocação em serviço.

Em quase 3 décadas de existência e com uma vasta experiência no setor energético, incluindo a prestação de serviço para diversos empreendimentos provenientes de leilões de transmissão viabilizados pela Aneel, a Netcon Americas possui um portfólio de soluções completo que abrange desde consultoria até soluções integradas para o segmento. Entre os serviços estão: planejamento, elaboração e execução de projetos; implantação e instalação de redes de telecomunicações e sistemas de segurança operacional e patrimonial; inventário dinâmico desde a camada física até a camada lógica com o software ConnectMaster; integração com outros sistemas de gestão da rede e do negócio, incluindo sistemas de NPMD, com inventário detalhado e georreferenciado de toda a rede.

A empresa também possui uma vertical especializada em desenvolvimento de tecnologia que inclui soluções de software escaláveis e adaptáveis a cada segmento, capazes de integrar ou melhorar sistemas operacionais. Dentre as ofertas, tem-se serviços de integração de sistemas, APIs personalizadas, gêmeos digitais, portal de gerenciamento para redes de telecom e monitoramento compreensivo para tomada de decisões rápidas.

Se você ficou interessado nos serviços e quer saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *