websights

Blog

Complexo Fotovoltaico Mauriti: Netcon Americas, PowerChina e Eletrobras Chesf impulsionam a energia solar no Brasil

Netcon Americas

Complexo Fotovoltaico Mauriti: Netcon Americas, PowerChina e Eletrobras Chesf impulsionam a energia solar no Brasil

É com muito entusiasmo que a Netcon Americas anuncia seu primeiro contrato firmado com a PowerChina. A empresa chinesa, que está no Brasil desde 2006, investirá cerca de R$ 1,8 bilhão de reais no projeto Complexo Fotovoltaico Mauriti e Sistemas Associados e terá capacidade instalada de 343,77MW. Localizado no Ceará, o empreendimento será fundamental para alavancar a geração de energia a partir da fonte solar e garantir fornecimento de energia de forma sustentável, evitando o uso de fontes convencionais, como a energia fóssil, e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Participação da Netcon Americas

Além das instalações a serem entregues para PowerChina, owner do investimento e construtora da SE Mauriti (coletora), a Netcon Americas também fornecerá, em regime TurnKey, o sistema de telecomunicações para atendimento do seccionamento da LT 230kV Milagres – Bom Nome, de propriedade da Eletrobras Chesf.

O contrato será um EPC de telecomunicações, englobando projetos de engenharia, fornecimentos dos equipamentos, industrialização dos painéis de telecomunicações, construção e comissionamento.

O escopo do contrato para o sistema que será doado à Eletrobras Chesf compreende rede de transporte de telecomunicações, teleproteção OPLAT, rede de voz e dados (cabeamento estruturado), WLAN, fornecimento de materiais de instalação e fornecimento de painéis e sistema de alimentação -48Vcc, conforme as recomendações aplicáveis e requisitos dos Procedimentos de Rede do ONS.

Já o escopo contratado para atendimento às instalações da SE Mauriti, de propriedade da PowerChina, é composto pelos sistemas de telefonia, cabeamento estruturado e painel de telecom, todos de acordo com as recomendações aplicáveis e requisitos dos Procedimentos de Rede do ONS.

O time comercial da Netcon Americas explicou o que destacou a empresa para fechamento do contrato:

“Em primeiro lugar, nossa expertise no mercado de telecomunicações para empresas de missão crítica, especialmente para o setor elétrico. Em segundo lugar, a nossa reputação reconhecida pela PowerChina e também pela Chesf – parceira de longa data –. O terceiro motivo se dá por estarmos monitorando este projeto desde sua concepção. Não menos importante, a competitividade da Netcon no processo também deve ser enaltecida.”

Embora seja o primeiro contrato da Netcon Americas com a PowerChina, também foi destacado que a empresa chinesa é um player estratégico. 

Benefícios do Complexo Fotovoltaico Mauriti e Sistemas Associados

O investimento, com previsão de ficar pronto em 2025, já está trazendo benefícios para o Ceará e para o Brasil. Situado na zona rural dos municípios de Mauriti e Milagres, o complexo será composto por 9 Usinas Fotovoltaicas (UFVs), 2 Linhas de Transmissão (LTs), 3 Subestações de Energia (SEs) e ocupará uma área de 951,79 hectares – equivalente a 12 estádios do Maracanã.

Além dos ganhos já citados anteriormente – diversificação da matriz elétrica do país – o empreendimento poderá abrir portas para novos investimentos no setor elétrico para o estado e vai reforçar a importância do Ceará na geração de energia do país – 5º Estado do país com a maior capacidade, com atuais 5,4GW, ficando atrás de Minas Gerais (34,1GW), Piauí (12,5GW), Bahia (10,4GW) e Rio Grande do Norte (7,6GW). O desenvolvimento social, através da geração de empregos, também está entre as vantagens advindas do empreendimento.

Saiba mais sobre a PowerChina

Presente em mais de 130 países, a empresa é subsidiária da State Power Investment Corporation (SPIC), uma das principais estatais da China no setor elétrico. No último ano (2022), foi listada em 30º lugar entre as 500 maiores empresas da China e em 5º lugar no Top 250 Global Engineering Contractors da Engineering News-Record. Isso se dá pelo seu posicionamento no mercado. A PowerChina é um conglomerado de construção totalmente integrado que abrange uma ampla gama de serviços, incluindo investimento, planejamento de projetos, engenharia de construção, fabricação de equipamentos e gestão operacional.

Seu foco está na promoção de projetos relacionados à energia limpa, de baixo carbono, recursos hídricos, construção sustentável e infraestrutura. Com uma ênfase notável na área de hidroeletricidade e energia elétrica, a empresa chinesa estabeleceu sua presença em diversos setores do mercado. Essa presença engloba desde projetos de construção civil de grande porte até iniciativas abrangentes, como gestão ambiental de recursos hídricos, cidades inteligentes, sistemas de transporte ferroviário, obras de engenharia municipal e até mesmo o desenvolvimento de edifícios residenciais.

A Netcon Americas no mercado

Há 28 anos, a Netcon Americas está qualificada para desenvolver projetos, criar especificações técnicas e realizar ou acompanhar implantações de sistemas de telecomunicações, atuando nas áreas de transporte de informações, transmissão óptica, transmissão de dados e infraestrutura, além de exercer atividades de gerenciamento, fiscalização e certificação da implantação de sistemas de telecom para grandes empresas de abrangência nacional e regional.

Com sede no Recife, localização estratégica para todo o Norte e Nordeste do país, além de escritórios no Rio de Janeiro e Miami, a empresa adota os padrões normativos ISO 9001:2015, IO/IEC 27001:2013 e ISO 45001:2018 para estruturação do seu Sistema de Gestão Integrado. Sua experiência no desenvolvimento de projetos para empresas de energia elétrica atende as exigências dos procedimentos de rede do ONS e é assegurada pela participação em mais de 100 empreendimentos objetos de leilões da ANEEL, Complexos de Geração Eólica (CGEs), Usinas Fotovoltaicas (UFVs), dentre outras.

Entre em contato

Ficou interessado em saber mais sobre os serviços prestados pela Netcon Americas? Nos contacte através do e-mail ou clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *