websights

Cases

Neoenergia – Parque Eólico Oitis

Netcon Americas

Neoenergia – Parque Eólico Oitis

Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, a Neoenergia​ tem uma história de mais de 20 anos no Brasil. As atividades começaram em 1997, com investimentos em distribuição de energia elétrica na Bahia e no Rio Grande do Norte. Desde então, a Neoenergia ampliou as suas atividades, sob a premissa de ser um investidor de longo prazo no país. Hoje, a empresa é um dos maiores atores do setor de energia do Brasil, com atuação integrada e diversificada. Possui ativos de distribuição, geração​​, transmissão e comercialização​ de energia em 18 Estados e no Distrito Federal​.

Protagonizando a estratégia de transição energética e descarbonização da companhia, o maior complexo eólico no Brasil está sendo construído, com previsão de conclusão até 2023. O Neoenergia | Oitis é formado por 12 parques eólicos, localizados no Piauí e na Bahia. Após entrar em operação, o empreendimento terá uma capacidade instalada de 566,5 MW de energia limpa e renovável, o que evitará a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera por 20 anos.

Dentre as obras realizadas estavam uma subestação e uma linha de transmissão que garantirão que a energia produzida no complexo eólico chegue aos consumidores finais.

E a Netcon Americas fez parte desse importante projeto através do fornecimento, em regime de “EPC/TurnKey”, das Redes Operativa e Corporativa do Sistema de Telecomunicações para as instalações de transmissão da Subestação Oitis, localizada no Município de Dom Inocêncio – PI, e do respectivo Bay de Conexão na Subestação Queimada Nova II, localizada no Município de Queimada Nova – PI.

O fornecimento englobou a execução de todo o Gerenciamento do Projeto, bem como a elaboração de Projetos Executivos e a entrega de equipamentos, materiais e serviços especializados de engenharia para a implantação dos sistemas de telecomunicações.

Além da integração dos sistemas, a Netcon Americas também realizou, em planta industrial própria, a montagem, os Testes de Aceitação em Fábrica (TAF), na presença do cliente, e a entrega de seis Painéis de Telecomunicações para o empreendimento.

A qualidade da solução integrada de telecomunicações do empreendimento é garantida pela Netcon Americas através de seus profissionais especializados e qualificados para executar com excelência todos os serviços propostos, desde a elaboração dos projetos até a colocação do sistema de telecomunicações em operação.

Segundo Vinicius Dalri, Engenheiro de Telecomunicações na Neoenergia, a experiência com a Netcon Americas foi muito boa e o mesmo se surpreendeu positivamente em relação ao conhecimento técnico que a equipe tinha nessa área específica de renováveis, além das demandas de gerenciamento que foram atendidas com sucesso.

“Existia uma proatividade, uma preocupação, um engajamento da Netcon para cumprir o cronograma inicial, antecipando futuros problemas e buscando soluções para evitar possíveis imprevistos e atrasos. A parte de planejamento foi muito boa, deixando visível o controle e acompanhamento da obra, além do know-how que surpreendeu positivamente.”

Vinicius Dalri, Engenheiro de Telecomunicações

A Netcon Americas e a Neoenergia, em parceria, se orgulham por contribuir e elevar o Brasil a uma nova posição no patamar energético e sustentável global.

“A Netcon foi uma grata surpresa para a Neoenergia. Desde a primeira reunião de Kickoff com este fornecedor, já percebemos o espírito, organização na gestão do projeto e o comprometimento de toda a equipe (desde a área comercial, passando pela as áreas de gestão do projeto e área técnica, até a sua diretoria).

Durante a execução do projeto, a Netcon sempre buscou a transparência com a Neoenergia, se antecipando a possíveis riscos para mitigá-los ou evitá-los para que não houvesse impacto para o projeto.

Destaco como um dos pontos fortes da Netcon, a parceria que ela busca com o cliente, não medindo esforços para sua satisfação e a boa relação ganha-ganha entre ambos.

Recomendo a Netcon sem dúvida nenhuma para projetos no setor de energia.”

Sidney Rodrigues do Nascimento, Coordenador de Projetos e Implantação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *