websights

Cases

Cleareon Manhattan

Netcon Americas

Cleareon Manhattan

Uma solução pontual para um problema logístico que se tornou o ponto de partida para grandes negócios e pavimentou um caminho para um futuro cheio de oportunidades no mercado de Nova Iorque. 

A Netcon, representante exclusiva nas Américas da plataforma ConnectMaster™, fez com que a automação do mapeamento das redes subterrâneas se tornasse o elemento chave da transformação do negócio da Phoenix Fiber, que durante os três anos de projeto cresceu e se tornou a Cleareon Fiber Networks.

Parceira de grandes empresas da área de telecomunicações norte-americanas e com forte presença na ilha de Manhattan e Brooklin, a Cleareon se tornou referência no seu segmento, passando de provedora de fibras escuras e serviços de interconexão para uma corretora de telecomunicações na região, com uma vantagem competitiva sobre a concorrência: sua velocidade imbatível na análise de viabilidade para novas conexões na região.

Foi assim, com pensamento focado em integração e conectividade, que a Cleareon Fiber Networks construiu uma rede de alianças com mais de 14 empresas e hoje coopera para uma Nova Iorque cada vez mais conectada.

Convidamos você a conhecer a fundo o passo a passo dessa história de sucesso.

Em meados de 2015 a Phoenix Fiber, uma empresa nova e cheia de grandes metas, iniciou suas operações na região de Manhattan, em Nova Iorque. Seu serviço era prover para alguns clientes corporativos um tipo de tecnologia de conexão de dados conhecida como fibra óptica escura.

Essa tecnologia usa cabos de fibra óptica que não estão levando dado algum, ou seja, apagados. A vantagem, principalmente para grandes metrópoles, é que por não estarem ocupados, têm o potencial de transmitir uma enorme quantidade de dados de forma livre, praticamente ininterrupta e ilimitada.

Na ocasião, o objetivo da Phoenix Fiber era vender os cabos de fibra óptica escura para conexão de datacenters na ilha de Manhattan. No entanto, Nova Iorque tem uma regra muito restritiva quanto aos cabeamentos: todos são feitos de forma subterrânea.

O grande problema da Phoenix Fiber, então, era encontrar os planos de tubulações, dutos e caixas subterrâneas que mostrassem sua distribuição pela ilha, já que era praticamente impossível (e caro) construí-los. Com esses planos, teriam plena visibilidade dos melhores pontos e rotas para seus cabos de fibra óptica escura.

Além do problema, a Phoenix Fiber sabia bem da importância de armazenar as informações de forma dinâmica, integrada e atual. Ou seja, eles precisavam de uma solução completa, que traria os dados necessários e seria capaz de organizá-los e prover ferramentas para gestão e operação da rede.

Foi então que a Phoenix Fiber encontrou a Netcon Americas. Após uma pesquisa de mercado para aquisição de uma plataforma de gestão de inventário de redes que envolveu mais de 5 ferramentas e a publicação de uma requisição de proposta (RFP) ao mercado, a Phoenix Fiber Network optou pela plataforma ConnectMaster™. Na decisão, a companhia levou em conta tanto os aspectos técnicos quanto comerciais.

Os serviços oferecidos pela Netcon Americas ao longo da implantação da plataforma ConnectMaster™ envolveram um grande esforço técnico e operacional para a integração das diversas fontes de informação sobre o inventário das redes, com plantas internas, externas e dos recursos físicos e lógicos em uma única interface.

Em parceria, a primeira coisa que fizeram foi procurar as formas e os locais disponíveis para instalação da rede de cabos ópticos. A estratégia, após certa análise, foi de aproveitar a infraestrutura do metrô da cidade devido à vasta e longa rede de túneis, dutos e tubulações por toda a Ilha de Manhattan, que se mostraram realmente valiosas e bem distribuídas.

Em primeira instância, entenderam que com elas conseguiriam conectar os datacenters pretendidos. O que faltava, no entanto, era conhecer quais os melhores caminhos para essas conexões.

Foi aí que o processo se tornou um verdadeiro desafio. A companhia de metrô, contatada pela Netcon e Phoenix Fiber, disponibilizou os planos dos dutos; só que com um agravante: eles vieram em arquivos AutoCad, mais de 40 deles, e muitos fora de escala.

Graças ao acompanhamento da Netcon, porém, este desafio foi incorporado ao processo de mapeamento e migração de dados, que são parte do processo de implementação da plataforma ConnectMaster™, que relacionou os dados utilizando um processo de georreferenciamento.

Em um trabalho minucioso de cerca de 6 meses, a equipe da Netcon se baseou nos arquivos enviados e fez o mapeamento de cada esquina da ilha de Manhattan e também do Brooklyn, identificando os pontos de acesso de todas as milhares de caixas subterrâneas e mais de 15 mil pontos e rotas de redes de dutos mapeados.Então, com o mapeamento das redes subterrâneas concluído, o ConnectMaster™ pôde ler as informações da rede de canalização, realizar os cálculos e criar os pontos de rede que alimentariam os datacenters previstos.

Com o mapeamento completo e o software em operação, a Phoenix Fiber se estabeleceu no competitivo mercado regional de conexões, sempre trabalhando com a tecnologia de fibra óptica escura e aprimorando seu modelo de negócios durante todo o ano de 2016. 

Mas com a constante baixa nos preços da internet via fibra óptica e o desejo de reduzir a complexidade do seu processo, que fazia do cliente o operador dos equipamentos de conexão, a Phoenix Fiber enxergou a oportunidade de expansão, buscando novos serviços para diversificar e aumentar seu portfólio.

Ao optar por estender sua oferta de serviços, procurou no mercado empresas que complementariam seu negócio. Foi então que encontraram a Pangaea Network, uma provedora regional de serviços carrier Ethernet.

Na época, além dos serviços de provedora, a Pangaea Network possuía redes de fibra escura e circuitos contratados de outras empresas, com intuito de criar a infraestrutura de sua própria rede. No entanto, a Pangaea Network não possuía seus dados de infraestrutura de redes de forma organizada, dispondo de arquivos sem padronização e automatização, como arquivos em AutoCad e planilhas de Excel.

Diante desse novo cenário desafiador, a Phoenix Fiber Network convidou a Netcon Americas, mais uma vez, para realizar a auditoria da rede da Pangaea Network, com o objetivo de mapear todos os seus recursos físicos e lógicos, além de fazer a sua migração para a plataforma ConnectMaster.

Após análise minuciosa feita pela Netcon Americas, que deu conta de cada dispositivo, suas conexões físicas, equipamentos e tecnologias e tendo em vista as oportunidades que a Pangaea Network possibilitava, a Phoenix Fiber Network tomou uma decisão: em outubro de 2016 ela adquiriu a Pangaea Network e, desde então, mudou o nome da companhia. Foi nessa transação que nasceu a Cleareon Fiber Networks.

Com a compra da empresa, todo o inventário físico e lógico já mapeado das duas companhias foram incorporados e integrados na plataforma ConnectMaster™. Desta forma, a Cleareon Fiber Networks, muito mais do que provedora dos cabos de fibra óptica escura, passou a prover mais capacidade de avaliar a viabilidade de novas conexões em sua região de atuação de forma imbatível, graças aos novos recursos.

Por conta da parceria com a Netcon Americas e todo o serviço de mapeamento concluído, a nova Cleareon Fiber Networks se encontrou em uma posição privilegiada no mercado regional de interconexão da ilha de Manhattan e no Brooklin.

Seus esquemas e planos de dutos automatizados e em escala deram a empresa maior facilidade na elaboração de novas linhas de interconexão. O impacto das informações que a Cleareon Fiber Networks tinha foi tamanho que mesmo a companhia de metrô Empire City Subway se impressionou com a o nível de detalhamento do mapeamento que eles agora possuíam. Segundo a empresa, nem mesmo eles tinham planos tão completos.

Com isso, abordar e atender clientes de todos os tipos, com quaisquer demandas de conexão e em um maior alcance tornou-se, além de viável, simples e rápido.

Esse novo e imenso potencial da Cleareon Fiber Networks impulsionou a abertura de novas frentes de negócio e as demais empresas do segmento iniciaram conversas e firmaram contratos estratégicos visando ampliação do mapeamento das redes de terceiros, usando todo o conhecimento da Cleareon Fiber Networks.

Foram mais de 14 empresas que uniram forças com a Cleareon Fiber Networks, que se tornou uma corretora de telecomunicações no mercado local.

Em suma, por conta do vasto mapeamento e da facilidade que o ConnectMaster™ possibilitou na realização de novas operações de conexão, ficou muito mais rápido e fácil encontrar a empresa certa, com condições, capacidade e tecnologia, para realizar determinado serviço ou mesmo orçar o custo para a construção de uma rede própria para o cliente. 

Assim, a Cleareon Fiber Networks aliou conhecimentos e usou toda a tecnologia da plataforma ConnectMaster™ para transformar todo o seu modelo de negócios e o mercado de atuação por meio da tecnologia GIS.

Empresas que antes apenas concorriam entre si numa das mais importantes e populosas cidades do mundo hoje são aliadas no compartilhamento de conhecimento para aumentar suas vendas.

E o que a Netcon pode oferecer?

Para atender tanto a operadoras de serviços de interconexão quanto empresas operadoras de serviços públicos (utilities) e de infraestrutura viária ou prefeituras e órgãos públicos que pretendem organizar e disciplinar o uso do subsolo das cidades, a Netcon oferece assessoria, consultoria, suporte e a expertise de uma empresa multinacional, que atua nas maiores cidades do mundo para promover uma conexão mais organizada e de qualidade.

A Netcon conta com mais de 40 empresas clientes dos mais variados setores e tamanhos, que utilizam a plataforma ConnectMaster™ para ter total controle de suas redes. A Netcon garante uma solução especializada, elaborada por uma equipe extremamente capacitada, que automatizará todos os processos.

Dessa forma, a Netcon se compromete com a construção de todo o ambiente e a integração necessários para a implementação bem sucedida da plataforma ConnectMaster™, independentemente do caso. Assim, o cliente fica à vontade para apenas operar e comercializar sua rede e serviços e aproveitar os seus benefícios.

Além da solução completa, a Netcon disponibiliza serviços de assessoria para empresas que pretendem vender capacidades de conexão, e tem total interesse em compartilhar experiências e aprender juntos sobre novas tecnologias de rede e novos serviços que podem ser oferecidos para os setores corporativo e residencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *